segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como o ministro pensa em analisar a Politica Nacional de Saúde Mental?


Núbia Caetano, Fórum Cearense da luta Antimanicomial
Sr. Ministro
O tema da pergunta é : Reforma Psiquiátrica
Pergunta:Como o ministro pensa em analisar a Politica Nacional de Saúde Mental?
Inicialmente gostaria de parabenizar essa iniciativa desse canal de comunicação potente e vigoroso, Blog Saude com Dilma, e a todos os seus idealizadores. Como trabalhadora de Saúde Mental e militante do movimento social da Luta Antimanicomial (Fórum Cearense da Luta Antimanicomial. núcleo vinculado á Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial), gostaria de trazer algumas reflexões á cerca de algumas questões pertinentes relacionadas ao tema – Reforma Psiquiátrica, e aqui a qualifico como de Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, pois na realidade de vários municipios brasileiros, várias reformas ainda não conseguiram reformar o sistema de saúde mental, o modelo de assistência hospitalocêntrico ainda é central para as pessoas com transtornos mentais graves.
Em 30 Setembro de 2009, em um evento histórico organizado pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial junto com o Conselho Federal de Psicologia, aconteceu a  Marcha dos Usuários de Saúde Mental pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, que reuniu em torno de 2.300 pessoas, entre militantes, usuários, familiares e profissionais da saúde mental, quais participaram de 10 audiências nos ministerios, na Câmara e no Senado. Desse evento foi criado um documento com as principais pautas e reivindicações que o movimento apresentou na marcha, portanto um espelho da avaliação que o movimento da luta antimanicomial tem da atual Politica Nacional de Saude Mental, que até o momento é atual, pois o único compromisso assumido pelo MS foi a realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental.
Portanto, as outras pautas precisam ser consideradas, a nova coordenadoria nacional de saúde mental precisa pautar uma agenda de discussão desse material, bem como, o relatório da IV Conferência Nacional de Saúde Mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Pesquisar este blog